:: Orquídeas do Rio Grande do Sul ::
Bem-vindo visitante [Login]
Grobya fascifera




Descrição

Grobya é um gênero exclusivamente brasileiro, estabelecido por Lindley em 1835. O gênero faz parte da subtribo Cymbidiinae, estando relacionada a Cymbidium e Galeandra, e tem apenas cinco espécies: Grobya amherstiae Lindl., Grobya cipoensis F.Barros & Lourenço, Grobya fascifera Rchb.f., Grobya galeata Lindl., e Grobya guieseliiF.Barros & Lourenço.
Todas as espécies de Grobya têm características em comum: pseudobulbos esféricos, anelados e agrupados (o rizoma é curto), folhas longas, lineares e estreitas, e inflorescências arqueadas.
Grobya fascifera Rchb.f., descrita por Reichenbach em 1886, ocorre nos três Estados do Sul do país e, ainda, em São Paulo. Tem como sinonímia heterotípica Grobya bibrachiata, publicada em 1934 por Frederico Hoehne. É uma planta predominantemente epífita, eventualmente aparecendo como rupícola.
Os pseudobulbos, muito arredondados, com cerca de 2,5-3cm de diâmetro, são cobertos por bainhas secas, que alcançam também a base das folhas, que têm aspecto de gramínea, surgem do ápice dos pseudobulbos e são em número de até 7-8, lineares e com média entre 20 a 25cm de comprimento por 0,9-1cm de largura.
A inflorescência surge da base do pseudobulbo e é de ereta a arqueada, bastante compacta, com mais de 20 flores de fundo amarelo e máculas marrom-avermelhadas na formas de listras irregulares. Elas abrem sucessivamente e permanecem abertas por cerca de 15 dias.
A sépala dorsal é côncava e voltada para a frente da flor, guarnecendo a parte traseira da coluna, e mede cerca de0 ,8cm de comprimento por 0,4cm de largura. As sépalas laterais são maiores (0,9-1cm de comprimento por 0,5cm de largura) e são conatas na base, apresentando uma morfologia flexuosa, projetando-se para a frente da flor como se fossem dois pés , tocando as respectivas extremidades uma da outra. As pétalas se apresentam lado a lado com a sépala dorsal, formando uma espécie de capacete voltado para a frente. O labelo tem cerca de 0,7-0,8cm de comprimento, é trilobado, articulado com a coluna e apresenta duas calosidades laterais em forma de cornos e entre elas uma calosidade central verrucosa. Os lobos laterais são bem erguidos, também dando uma impressão corniforme.
A planta floresce no meio do verão. O epíteto ‘fascifera’ , segundo o dicionário etimológico do Padre Raposo, vem do latim ‘fascis’ (=feixe) + ‘fero’ (=levar), ou seja, forma de feixe – alusão, ainda segundo o Pe. Raposo, à calosidade principal do labelo, que teria essa forma. O nome do gênero, por sua vez, foi homenagem de Lindley ao nobre inglês Lord Grey of Groby, famoso cultivador de orquídeas do começo do século XIX.

Época de floração

Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro


Fotos



Estudos





Site desenvolvido por Jacques Klein