:: Orquídeas do Rio Grande do Sul ::
Bem-vindo visitante [Login]
Zygostates dasyrhiza (Kraenzl.) Schltr.
Friedrich Richard Rudolf Schlechter, Repert. Spec. Nov. Regni Veg. 16: 449. (1920).

Ornithocephalus dasyrhizus Kraenzl., Kongl. Svenska Vetensk. Acad. Handl. n.s., 46(10): 77. (1911). (basiônimo)
Zygostates paranaensis (Kraenzl.) Schltr., Repert. Spec. Nov. Regni Veg. 23: 68. (1926).


Descrição

Zygostates dasyrhiza (Kraenzl.) Schltr. foi descrita em 1911 por Kraenzlin, como Ornithocephallus dasyrhizum, e em 1920 Schlechter a transferiu para o gênero Zygostates.
Ocorre em grande parte da mata atlântica das regiões Sudeste e Sul do Brasil, alcançando a região serrana do nordeste do Rio Grande do Sul, onde é encontrada no araucarieto de altitude. Tem como sinonímia o nome Zygostates paranaensis Schltr. (1926).
Sua característica que a torna de fácil identificação mesmo quando não florida são as raízes pilosas e fasciculadas, com cerca de 5 a 6 cm de comprimento em torno do vegetal, e que inclusive dão nome à espécie (o nome ‘dasyrhiza’ vem do grego ‘dasys’ (=peludo) + ‘rhiza’ (=raiz).
Rizoma e pseudobulbos são praticamente inexistentes. É uma espécie monofoliada, que vegeta em touceiras de 12-15 folhas conduplicadas, de 3 a 5cm de comprimento e 0,3 a 0,4cm de largura.
A inflorescência surge da base das folhas, é ereta, portando 4 a 5 flores hialinas e de colorido branco esverdeado, suportadas por pedicelos sulcados de 0,4cm de comprimento.
A sépala dorsal mede pouco mais de 0,25cm de comprimento por 0,15cm de largura, com forma elíptica a lanceolada, e um pouco incurvada para a frente, com ápice agudo. As sépalas laterais medem um pouco menos no comprimento (0,22cm) e são também um pouco mais estreitas (0,14cm de largura). São livres e também um pouco encurvadas, mas com ápice arredondado.
As pétalas medem entre 0,3 e 0,4cm de comprimento por 0,2cm de largura, com forma elíptica a oval, e ápice arredondado.
O labelo é um pouco mais curto que as sépalas, e é mais largo que comprido, medindo 0,26-0,27cm de comprimento por 0,4cm de largura. Não tem lobos laterais e apresenta forma navicular como em outras espécies do gênero (=forma acanoada), com uma extremidade em forma de pequeno espinho voltado para dentro; apresenta um fundo esverdeado variável.
A coluna tem 0,2cm de comprimento, traz quatro polínias e é particularmente interessante, pois apresenta o rostelo (sustentáculo das polínias) longo, com 0,25cm, em forma de tromba achatada, projetado sobre o labelo e com duas pequenas projeções laterais na extremidade.

Época de floração

Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro


Fotos



Fotos no Habitat



Estudos





Site desenvolvido por Jacques Klein